quinta-feira, 7 de maio de 2009


No momento do gol do Kleberson a jogada o Juan vinha pelo meio de campo tocou no Emerson que tava abrindo pra esquerda que devolveu de calcanhar para o próprio Juan que vinha correndo verticalmente no campo e fez o passe na medida para o Kleberson quase na lateral.

Em vários momentos o Juan tabelava com o Léo Moura, o que já estamos acostumados, mas sempre aconteceu de maneira desorganizada sem alguém na lateral (com exceção do Angelim na esquerda) e afunilando em excesso. No primeiro tempo fizeram a zona de sempre, mas no segundo parece que entenderam o que é fazer o time "girar" e com isso ficou mais fácil envolver o Fortaleza.

Fazendo esse giro com qualidade e consciência de não deixar buracos em excesso o CUCA começa a mostrar o bom trabalho que conseguiu fazer no Botafogo. Cria um time envolvente e consistente. Um meio de campo com Kleberson,Ibson, Juan e Léo Moura tem condições pra fazer um verdadeiro carrosel rubro-negro porque sabem se movimentar muito bem. Ibson tem sido relugar mas vai embora. Kleberson ganha cada dia mais confiança, agora só precisa treinar de verdade os chutes de longa distância. Os dois alas-laterais que continuam como sempre oscilando. Quando só um joga o time fica manco. Quando os dois jogam fica bonito. Mas quando nenhum deles joga fica uma merda total também.

Com o meio "azeitado", se o Aírton fecha bem pela direita, o Angelim fecha bem pela esquerda com Welignto e Wilians mais centralizados fica dificil do adversário resistir. Só falta consistência no ataque. O Emerson tem feito um trabalho de operário muito bom, mas tá sozinho ainda. O Evérton ontem foi fraco, Zé Roberto entrou errando tudo. Obina nem entrou de verdade. Josiel foi um bom torcedor, fato que só comprava sua despedida. Maxí perdeu a briga com os meias improvisados e nem no banco tenho visto ele mais, o que é uma pena pois eu tinha simpatia pelo baixinho raçudo.

Pena que o Aírton subia tão mal pro ataque. Parece que quando chega muito perto do gol ele esquece como tocar na bola com qualidade. Ele tem feito jogos excelentes (os dois útlimos) na defesa, mas não sobe com qualidade como faz o Wilians.

Mas me impressionou mesmo a partida do garoto Welignton.Ainda não dá confiança pra ser titular absoluto. Mas fez sua melhor partida. Parece que não ter a sombra do Fábio Luciano como dono da vaga tirou uma pressão das costas do moleque. Marcou bem, com seriedade e ainda conseguiu fazer o que fazia nos juniores, subir pra ataque pra cabecear. Acho que tem alguma tradição nos zagueiros do Flamengo que todos gostam muito de subir pra atacar. Isso é comum hoje no futebol, até porque a zaga geralmente é mais alta, mas essa caracteristica fica clara no Tiago Sales (fraco na defesa) e no Welignton (parece um pouco melhor). Ambos devem ter sido atacantes frustrados que foram deslocados pra zaga quando cresceram mais que os coleguinhas do time.

Um comentário:

The Roney disse...

Comentários do jogo...